O melhor método para manter um controle de pragas eficiente é sempre estar atento às práticas e cuidados necessários para evitar a infestação. Isso vale para os mais diversos casos: seja em seu jardim, sua casa ou estabelecimento comercial, você deve voltar sua atenção a medidas simples, mas que evitam a presença de pragas urbanas. Por isso, vamos apresentar os quatro principais fatores que propiciam a proliferação de pragas urbanas, conhecidos como os 4 A’s.
1. Água
Um dos principais cuidados que devemos ter é com o acúmulo de água, pois pode ser o cenário perfeito para o surgimento de, mosquitos transmissores de doença como o Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e febre amarela. Deixar uma quantidade de líquido parado, principalmente em ambientes abertos, favorece o desenvolvimento de larvas. Essa situação pode também acabar fornecendo água para outras pragas, como ratos, pombos e morcegos.
2. Alimento
Esse é um fator para o qual os donos de bares, restaurantes e demais estabelecimentos do ramo alimentício devem ter atenção dobrada. Os restos de alimentos e embalagens descartados de forma incorreta podem facilmente atrair ratos, baratas, moscas e outras pragas em grandes proporções.
3. Abrigo
Locais como gavetas, armários e também espaços entre aparelhos domésticos e a parede podem servir de abrigo para pragas. Escorpiões, baratas e ratos podem encontrar nesses locais escuros um espaço perfeito para viver e até mesmo reproduzir. Sem contar o grande risco que os móveis de madeira correm: infestação de cupins.
4. Acesso
O último dos 4 A’s trata da atenção que devemos ter às vias de acesso que podem servir para as pragas. Por exemplo: frestas de janelas, portas, no telhado e também redes de esgoto, podem ser caminhos para as pragas entrarem do ambiente externo para dentro da casa ou estabelecimento.